HDM 59: Por que comprar um Mac?

Começamos falando de iPhone 4, como não poderia deixar de ser. Mas foram só minutos. Depois o assunto foi Mac (A pedidos).

Começamos respondendo a pergunta título dessa edição. Depois, falamos algumas dicas básicas de Mac.

Alguns links:

Bumper lindo para iPhone 4.

Novo Twitter.

Blog Twit Brasil

Aplicativos (e Dicas) Destque:

Bruno: Dica do Final Cut (Mac Versão Pro: R$2.599,00 / Versão Express: R$ 279) / iMovie (iPhone: U$ 4.99)

Cristiano: AppShelf 2 (Mac: U$ 9.99) / Transmission (Mac: grátis)

Fernando: Skitch (Mac: grátis) / Unison (Mac: U$ 29.00)

HDM 58: Lançamento do iPhone 4 no Brasil

Olá pessoal finalmente foi lançado o iPhone 4 no Brasil, e cheio de confusão. Não podíamos ter falado de algo diferente, principalmente por causa dos nossos convidados especialíssimos: iLex do @blogdoiphone , Rodrigo Mota (@rodrigomota no twitter) e o Fabio Sasso (@abduzeedo).

O programa bateu recorde de participação: tivemos 8 pessoas falando quase que simultaneamente. Muito show!

Não tivemos aplicativo destaque de todos nessa semana, senão perderíamos o coquetel de lançamento do iPhone na Vivo. Mais ai vão alguns destaques:

Fabio Sasso: Nike+ GPS (iPhone, $1.99)

Rodrigo Mota: Alarm Clock 2 (Mac, grátis)

Alessandro Salvatori (iLex): iDownload (iPad, $2.99)

Felipe Kellerman: Downloads HD (iPad, $2.99)

HDM 57: iOS 4.1

Olá pessoal, no ar mais um Hora do Mac! Essa semana participaram do @horadomac o @felipek, o @caccac e o @cusquinho (todos usuários do Twitter). Falamos do iOS 4.1, dos novos apps e de tudo mais que aconteceu na semana.

Aplicativos Destaque:

Air Video

Air-Video-Watch-your-videos-anywhere.png

Uma das formas de assistir filmes, séries ou até mesmo vídeos gravados com uma câmera digital no iPhone, iPod touch e iPad é convertendo para um formato de arquivo compatível com estes dispositivos, movendo para o iTunes e sincronizando para, só então, poder assistir.

Outra forma é instalando o Air Video server no computador (Mac, Windows e Linux*) e o client no dispositivo.

Com uma interface super simples, o Air Video mostra os arquivos de vídeo que estão nas pastas configuradas na servidor. Quando um vídeo é selecionado no dispositivo, o Air Video server converte**, em tempo real, e envia pela rede.

screenshot31.jpg

Há duas versões para os dispositivos, uma gratuita e outra completa. A versão gratuita é ótima para quem quer experimentar antes de comprar e funciona perfeitamente. A restrição é não mostrar todos os arquivos das pastas (dica: para mostrar outros arquivos, basta usar o botão reload)

Como o programa faz streaming do vídeo pela rede, é importante que o computador e os dispositivos se enxerguem. O Air Sharing pode ser utilizado em uma rede doméstica e configurado para fazer streaming através da Internet.

O Air Video custa $2,99 na AppStore e o download do server não tem custo. Lembrando também que existe a versão Free do Air Video.

* No Linux é preciso colocar a mão na massa e compilar algumas bibliotecas, instalar Java e fazer diversas configurações para deixar rodando redondinho como nos outros sistemas operacionais. Depois de tudo configurado, funciona muito bem.

** O Air Video suporta os formados mp4, m4v, mov, avi, wmv, asf, mpg, mpeg, mkv, 3gp, dmf, divx, flv. Codecs proprietários e arquivos com DRM ele não trabalha.

HDM 56: Evento Musical

Foi ótimo não ter saído um episódio ontem, dia do evento “musical” da Apple. Assim tivemos um tempinho para respirar e pensar sobre os lançamentos antes de gravar nosso bate-papo no podcast. Com a presença especial do Fabio “Abduzeedo” Sasso (@abduzeedo), conversamos sobre os updates de software e hardware que a Apple apresentou ontem no Yerba Buena.

Na nossa conversa super descontraída com Fabio ele nos contou, entro outras coisas, sobre a história do site.

Aplicativos da semana: